Flashmobs

O que é flash mob?

Flash mob vem do inglês flash mobilization (mobilização relâmpago) e significa uma rápida aglomeração de pessoas para realização de uma ação inusitada. A dispersão é feita na mesma velocidade.

Um dos maiores exemplos foi o realizado no Grand Central Station em Nova Iorque. Aproximadamente 200 pessoas convocadas por e-mail se reuniram nas proximidades da estação sem saber o que seria realizado. Na hora marcada os organizadores deram as instruções: todos deveriam congelar ao mesmo tempo no hall principal por cinco minutos e voltar a se movimentar como se nada tivesse acontecido, também em total sincronia. A ação pode ser vista no vídeo abaixo. Repare no espanto das pessoas que passavam por lá:



Os comentários dos transeuntes também foram captados, nos quais fazem conjecturas tentando imaginar o que estava acontecendo.

Como funciona?

O flash mob da Grand Central Station atingiu muito mais do que as poucas centenas de pessoas presentes. Os vídeos, tanto os gravados pela produção quanto os gravados pelos passantes, circularam o mundo e foram assistidos por milhões de pessoas. Vislumbre o que essa mobilização não pode fazer pela sua marca ou idéia?

Apesar de não serem propriamente flash mobs, o termo também é utilizado por empresas de comunicação em ações para seus clientes. Imagine uma loja de departamentos em um dia normal de funcionamento, quando uma música começa a tocar pelos alto falantes e bailarinos disfarçados de clientes iniciam uma dança vibrante. A mesma cena pode acontecer no refeitório da sua empresa, num shopping, aeroporto, na praia, na rua. As possibilidades são infinitas, podendo ser utilizadas tanto para promover empresas e produtos, como informar e causar reflexão entre seus funcionários, com atores cantores e canções compostas especialmente para a ocasião.

O vídeo abaixo mostra um flash mob feito para promover uma companhia aérea em Dubai.



O que é lip dub?

O lipdub é uma gravação em tomada única, sem corte, na qual a câmera em movimento contínuo passeia por diversos ambientes onde pessoas fazem performances em sincronia com uma música. Um exemplo que teve grande repercussão no Brasil foi o clipe da música Oração, da Banda Mais Bonita da Cidade. Assista abaixo:




Pode ser utilizado em diversas situações, tanto por bandas, ações promocionais de empresas e, até mesmo, pedidos de casamento. No último dia 23 de maio Issac resolveu inovar e pediu a  noiva em casamento de uma forma inesquecível. Juntou mais de 60 amigos e fez a ação abaixo.




Gostou? Quer fazer parecido? Junte seus amigos e deixe o resto com a No Ato Produções Artísticas. Criamos a coreografia e filmamos. 

É uma ação barata de ser realizada, já que não será necessário pagar cachê para os amigos. Os custos serão apenas para a criação da coreografia, local para ensaio e filmagem.

Quer realizar um flash mob ou um lip dub na sua empresa para seus clientes ou funcionários? Entre em contato com a No Ato Teatro Empresa e teremos o maior prazer e fazer uma visita sem compromisso: noato@teatroempresa.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário